Uma prática que não é incomum de ser observada na publicação de conteúdos no nosso portal eletrônico, o site da Faculdade Nacional de Direito, é de disponibilizá-los apenas em arquivos em formato PDF. Apesar desse formato possuir uma série de vantagens, em comparação ao HTML, o tipo de arquivo que acessamos ao navegar em página eletrônicas, este último contém muito mais recursos em relação ao primeiro.
Logo, ao dar preferência e publicar conteúdos apenas em formatos PDF podemos estar prejudicando a experiência de usuários que navegariam melhor em textos HTML. Algumas das vantagens ao se utilizar este formato de texto e que são mencionadas no vídeo:
- ao ampliar o tamanho das letras, o conteúdo textual se ajusta às extremidades da tela e pode manter-se centralizado;
- o conteúdo fica armazenado no banco de dados, o que permite o acesso pelo mecanismo de busca do próprio portal eletrônico.
Além do que, como já foi falado em outro vídeo, uma vez que nosso site possui uma relação boa com os usuários, trazendo experiências positivas para os mesmos, os mecanismos de buscas existentes na internet, como o do Google, reconhecem a qualidade do seu site, os impactos positivos que ele pode trazer para quem os acessa e assim dar uma boa pontuação ao nosso portal eletrônica e indexar nosso conteúdo nas primeiras posições quando se é feito uma busca utilizando sua ferramenta de pesquisa.
Assim, não deixe de levar em conta o que apresentado no vídeo quando for publicar conteúdos na internet, sabendo que isso torna a experiência dos internautas ainda mais positiva.