Informações básicas a todos os alunos da graduação – FND

1. A Secretaria Acadêmica realiza a inscrição em disciplinas somente dos alunos ingressantes (calouros), do segundo período em diante o aluno faz a sua própria inscrição diretamente no sistema Siga.
  2. O aluno tem uma turma fixa somente no primeiro período (A, B, C ou Noite), do segundo período em diante o aluno se inscreverá na turma que tiver vaga, podendo cursar disciplinas em turmas diferentes.
  3. O aluno tem vaga garantida no seu turno e período. Disciplinas de outro turno ou período estão condicionadas à disponibilidade de vaga.
  4. O aluno não pode colocar duas disciplinas no mesmo horário. O aluno que se inscrever em duas disciplinas com horário sobreposto ficará irregular e perderá a inscrição nas duas.
  5. A CRID é o ÚNICO documento válido que comprova inscrição em disciplina. É de extrema importância que o aluno verifique e salve a CRID nas datas estipuladas no calendário acadêmico.
  6. No prazo de alteração, o aluno tem a oportunidade de incluir e excluir disciplinas, bem como transferir de uma turma para a outra.
    A efetivação da transferência está condicionada a ter vaga na turma de destino. Caso não tenha vaga, o aluno NÃO volta automaticamente para a turma que estava anteriormente inscrito, ficando sem a vaga.
  7. É responsabilidade do aluno verificar as disciplinas nas quais está inscrito.
  8. O pedido de concomitância de disciplinas / quebra de pré-requisito é SOMENTE para o aluno concluinte (aluno com condições de concluir o curso no semestre corrente) e será analisado pelo Conselho Departamental caso a caso.
    Obs: O aluno deverá se inscrever previamente nas disciplinas que deseja cursar antes da abertura do requerimento. Caso o pedido seja indeferido é de responsabilidade do aluno excluir a disciplina para a qual não tem o requisito.
  9. Em regra, o aluno não pode cursar menos de 6 créditos e nem mais que 32 créditos. Em situações excepcionais, o aluno poderá solicitar autorização mediante requerimento ao Conselho Departamental.