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Inclusão e Exclusão de Disciplinas

Documentos necessários

  1. Requerimento Padrão (download do arquivo PDF 121 KB).
  2. Boletim de Orientação Acadêmica e
  3. documentos que comprovem a situação excepcional (motivos para o acompanhamento).

Atenção: todos os arquivos devem ser encaminhados em formato PDF (.pdf) e em arquivos separados (um para cada documento) para o e-mail coordenacao@direito.ufrj.br.

Onde solicitar a inclusão e/ou exclusão de disciplinas. O pedido de inclusão e exclusão de disciplinas será realizado diretamente na Coordenação de Graduação pelo e-mail coordenacao@direito.ufrj.br.

Após o recebimento dos documentos indicados (além de outros que o discente considerar importantes para embasar seu pedido), será aberto um processo com número SEI, que será encaminhado ao discente. Os pedidos serão apreciados na reunião mensal do Conselho Departamental. O resultado da avaliação do pedido será informado ao solicitante por e-mail. Em caso de deferimento, os pedidos serão enviados ao DRE para efetivação no sistema.

Contato para dúvidas. Para outras dúvidas, entrar em contato através do e-mail: coordenacao@direito.ufrj.br.