Pular para o conteúdo

Facilitador de Aprendizagem

Os alunos que necessitam de atendimento especializado podem contar com facilitadores de aprendizagem para o suporte que venham a necessitar. Por exemplo, um aluno cego pode precisar de um ledor, um surdo ou alguém com mobilidade reduzida de um escriba.

O facilitador de aprendizagem é um aluno da Universidade que recebe uma remuneração em forma de auxílio e realiza atividades em prol da acessibilidade e inclusão de alunos que demandam tarefas específicas.

Se você é um aluno que demanda de um facilitador de aprendizagem, observe os seguintes passos:

  • Envie um e-mail para acessibilidade@direito.ufrj.br explanando sobre tarefas que você precisa que sejam realizadas para ajudá-lo em questões que envolvem acessibilidade e inclusão;
  • A Secretaria dos Departamentos então entrará em contato com a Dirac, Diretoria de Acessibilidade, unidade da SGAADA, Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade, que é a responsável por providenciar o aluno facilitador de aprendizagem.
  • A Secretaria dos Departamentos fará todo o acompanhamento e assim que tiver um retorno da Dirac, entrará em contato com o aluno demandante.

Observações:

  • Certifique-se de já ter comunicado e comprovado sua condição à Secretaria de Departamentos. Você pode fazer isso pelo e-mail acessibilidade@direito.ufrj.br ou preenchendo um formulário específico (Veja: Cadastro de alunos com necessidades especiais).
  • Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para nos procurar na Secretaria dos Departamentos ou entrar em contato por e-mail.

Eu quero me tornar um facilitador de aprendizagem

Se você, aluno de graduação, deseja se tornar um facilitador de aprendizagem e auxiliar um aluno com deficiência na sua trajetória acadêmica, a Dirac, Diretoria de Acessibilidade, divulga a cada ano letivo editais para esse programa. O auxílio é de R$ xxx,xx mensais.

Observe que não é possível acumular esse auxílio a nenhum outro ou a alguma bolsa de natureza acadêmica concedida pela UFRJ, sendo permitido apenas o acumulo com bolsas assistenciais, tais como bolsa-auxílio, auxílio manutenção e outras de mesma natureza.

A FND precisa de bolsistas de graduação a partir do 3º período para auxiliar os alunos da graduação. Por isso, faz-se necessário acompanhar no site Acessibilidade UFRJ (link para novo sítio eletrônico) para certificar-se de novos editais.