Apesar de o texto alternativo ser indispensável para ajudar na acessibilidade, nem sempre será necessário utilizá-lo, visto que existem imagens com propósito decorativo. O vídeo apresenta alguns exemplos onde o texto alternativo não está definido.
Também, é possível perceber o destaque dado às imagens que contêm texto alternativo mas que não trazem consigo informação complementar ao conteúdo. Tratam-se de imagens funcionais, ou seja, elas comunicam alguma ação ou evento. Pode-se citar os ícones que aparecem sem um texto visual e são representados pela imagem de uma impressora, de menu de navegação ou de um capo de pesquisa. Eles não são decorativos, apesar de acrescentar beleza visual ao site e nem são informativos, uma vez que não estão complementando o conteúdo com informação.
Imagine se na página Graduação, por exemplo, todos os ícones que aparecem junto ao nome dos serviços contivessem texto alternativo. Ao demonstrar o uso do NVDA, cada vez que se utiliza-se a tecla tab para navegar na página, ele leria o texto de cada um daqueles ícones de forma redundante, tornando ruim a experiência de um usuário que navega na página através de um programa leitor de tela.